Histórias da Beira Baixa vídeo documentário RTP

Das pedras fez-se terra: histórias da Beira Baixa

Histórias da Beira Baixa venha passear e fique na Quinta dos Trevos

Um extraordinário documentário de Madalena Boto sobre o território da Beira Baixa, profundamente marcado pelo diálogo milenar entre água e rocha.

É provável que seja um forte aliciante para visitar a região da Beira Baixa e o Geoparque Naturtejo, onde está localizado o turismo rural da Quinta dos Trevos.

Inegavelmente, aqui se guardam alguns dos tesouros naturais e arqueológicos mais antigos da Europa, testemunhos dos tempos imemoriais, a não perder numa das suas viagens.

Para trás das pedras há histórias da Beira Baixa

Por certo, aqui por detrás das pedras esconde-se um território ímpar, preservado, delimitado por rios, que garantiram um importante refúgio ancestral.

Por conseguinte, se procura proximidade com a biodiversidade, este é uma das regiões alvo para as suas viagens, pelos parques naturais, pela cultura e pelo património.

Com efeito, a dureza do clima e a falta de nutrientes do solo muitas vezes impuseram condições desafiantes para os habitantes deste território.

Sem dúvida, neste documentário somos conduzidos e guiados por cientistas, naturalistas e residentes numa viagem à descoberta das histórias da Beira Baixa.

Ao mesmo tempo. somos envolvidos através das mais extraordinárias histórias de superação e resistência humana, que privilegiou tesouros únicos.

Uma viagem à descoberta das histórias da Beira Baixa

Tal como quando quando comprámos esta quinta, não havia nada: nem casas nem árvores, apenas uma terra cheia de flores multicolores e milhares de trevos.

Com efeito, era a primavera a despontar e assim projetámos tudo desde o início, primeiro a casa onde vivemos, depois as primeiras oficinas.

Sem dúvida, é a nossa marca como artesãos que sobressai das manualidades a partir de uma carpintaria e de uma sala de teares e fiação artesanais.

Por conseguinte, assim nos integrámos também na cadeia de transformação humana e resiliência no território, apreciando as belas histórias das gentes da região.

Esseencialmente, a imersão na natureza e o distanciamento social foi a nossa paixão por este lugar, onde o silêncio criador fomenta a criatividade e o labor concretiza ideias.

Assim também o queremos partilhar com quem vem para descansar e refazer energias físicas, estruturais para o equilíbrio como ser humano.

Crie histórias na Beira Baixa com boas memórias

Inegavelmente, é possível recriar hoje a sua história nesta região, deixando que o tempo se apodere de si e sem constrangimentos nem pressas de o ver fugir.

Em virtude de poder estabelecer a sua estada entre nós, confortável e tranquila, aqui no turismo rural da Quinta dos Trevos, tudo fazemos para que se sinta melhor.

Além do mais, procuramos proporcionar experiências individuais e em família lúdicas e prazenteiras, bem como poderá apreciar a beleza natural da região da Beira Baixa.

Em alternativa e bem mais dinâmicos, poderão desfrutar de belos passeios para visitar o património histórico e natural, observar aves ou descer um rio.

De maneira idêntica, a maior disponibilidade de tempo permitirá usufruir de experiências únicas da gastronomia local, participar em workshops ou visitar as aldeias históricas.

A fim de ver o vídeo com o documentário original da RTP, “Das pedras fez-se terra: histórias da Beira Baixa”, clique aqui.

Partilhe boas histórias aqui da Beira Baixa

Quer ver mais sobre as notícias da Quinta dos Trevos – turismo ruralartes e ofíciosas experiências disponíveis para os hóspedes.

A fim de saber mais sobre a história da Quinta dos Trevos, sobre a sua produção de artesanato ou ver fotos.

Em complemento, para obter mais informações, para efetuar reservas, orçamentos ou encomendas de peças artesanais, envie-nos um e-mail clique aqui.

Se gostou deste artigo ou dos conteúdos do site da Quinta dos Trevos – turismo rural, artes e ofícios, insira a sua aprovação na nossa página do facebook ou partilhe nas redes sociais.

 

Excelente
Com base em 75 avaliações
Lourdes Gomes
Lourdes Gomes
18/02/2024
Local maravilhoso! A Sra Celsa e o Sr. João têm várias artes, uma delas é a de saberem receber os seus clientes! O cuidado que tiveram de acenderem a lareira com algumas horas de antecedência para manterem os quartos quentes até à nossa chegada....a simpatia, dedicaçao e atenção que nos deram é algo que já não se encontra por aí.... Os pequenos almoço são indiscritiveis, produtos caseiros, frescos, grande variedade, enfim....e a boa vontade que têm para comermos ate não querer mais! Sempre muito atentos! Adorámos o espaço e os proprietarios! A Sra Celsa faz bolos e compotas maravilhosos! Ficámos fãs, a repetir em breve com toda a certeza! Um bem haja a este magnifico casal! 🥰❤
Formacao agroflorestas Permacultura
Formacao agroflorestas Permacultura
26/12/2023
Numa zona agrícola, encontramos un oasis. A Quinta dos Trevos é o resultado de amor e dedicação. Para quem passa na zona, é uma obrigação parar e pernoitar na QT. Desde os quartos á amabilidade, tudo feito a rigor e com carinho
M G
M G
13/12/2023
Já fui em hotéis 5 estrelas e muito sofisticados.....mas quando cheguei a Quinta dos Trevos e no café da Manhã estavam lá o Sr João e a Sra Maria com a pessoalidade de seu atendimento, ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ só tenho agagradecer por serem desta forma . Não esperava e para ser sincero nem sabia onde era o local que minha esposa havia escolhido e fiz questão de deixar registado a excelente experiência que tive.
Pedro Ramalho
Pedro Ramalho
24/11/2023
O pequeno-almoço e o espaço em si são muito bons. Talvez não seja o tipo de alojamento que seduza todos, mas para mim está perfeito. Toda a decoração é muito interessante. E a simpatia dos donos é simplesmente excecional.
João e Sara Vieira Gomes
João e Sara Vieira Gomes
01/10/2023
Primeiramente gostaria de frisar toda a simpatia do Sr. João e D.Celsa, são um casal formidável e que realmente nos fizeram sentir em casa. A quinta é cuidada excepcionalmente, são petfriendly e a natureza envolta é de uma beleza extrema. Mais não fosse a mesma tratada com tanto amor. Teem também uma piscina para aproveitar os dias de maior calor no interior da quinta. Os pequenos almoços são incríveis, a D.Celsa tem uma mão para a cozinha esplendorosa e as artes que constroem na quinta são de uma beleza incansável. Um local a voltar com a família certamente
Sofia Valente cotrim
Sofia Valente cotrim
21/09/2023
Excelente servico, pequeno almoço extraordinário, excelente localização, recomendo.
Fernanda Santos
Fernanda Santos
15/09/2023
Já é o segundo ano que visito este espaço, tanto eu como os meus filhos, adoramos 😍
João Freitas
João Freitas
07/09/2023
Tudo ótimo desde a recepção com o sr João e dona Celsa que são espetaculares, ao pequeno almoço tudo de bom, o silêncio com o cantar dos passarinhos e a noite com os grilos, para quem quiser ser bem tratado em todos os aspectos e com a tranquilidade e descanso, recomendo e não se arrependem. Uma família em família. É para repetir .
Наталія Поліщук (Natalka)
Наталія Поліщук (Natalka)
31/08/2023
O local é maravilhoso, gostamos de tudo, voltamos mais com toda certeza! Recomendo!!!

Discover more from Quinta dos Trevos-turismo rural, artes e ofícios

Subscribe to get the latest posts to your email.