bem-vindo à Quinta dos Trevos!

No comments yet

Breve história da Quinta dos Trevos

quinta dos tevos exterior estação de outono

Quando comprámos esta quinta não havia nada, nem casas nem árvores, apenas uma terra cheia de flores multicolores e milhares de trevos, era a primavera, assim projectámos tudo desde o início, primeiro a casa onde vivemos, depois as primeiras oficinas, uma carpintaria e uma sala de teares e fiação artesanais.


Nos primeiros anos a nossa economia fundamentava-se principalmente nos restauros de mobiliário e na venda de algumas peças artesanais em madeira, têxteis e velas decorativas que nos encomendavam ou que vendíamos directamente na quinta dos trevos ou em feiras e eventos em que participávamos.


A ADRACES, uma associação de Desenvolvimento Local que faz a gestão de fundos comunitários, através do programa Leader e mais tarde do Proder, acarinhou desde os primeiros anos o nosso projecto de vida; assim a Quinta dos Trevos foi ganhando dimensão e paulatinamente uma nova oficina nasceu para trabalhar o ferro.

Quinta dos Trevos – Artes e Ofícios

Artes e ofícios da Quinta dos Trevos

Esta oficina tornou-se conhecida pelo conceito das nossas produções, pelo design das peças e estruturámos uma linguagem estética bem definida, que resultou bem.
Produzimos, durante anos peças em ferro para decoração, mobiliário, esculturas, ferragens, gradeamentos, sinaléticas…etc.
Trabalhamos de Norte a Sul do país, e produzimos peças para projectos, grupos e empresas de renome, Câmaras Municipais…etc.
Este fluxo de trabalho levou-nos a procurar novos colaboradores (artesãos criativos que connosco trabalharam, assim como pesquisar novos nichos de mercados).

A visibilidade que este trabalho nos trouxe foi crucial para o início das nossas actividades como formadores profissionais nas áreas da tecelagem em tear e fiação, carpintaria e recuperação/restauração de móveis, bem como de ferro e outras experiências de formação profissional como a ferragem de equinos ou a fabricação de canoas e kayaks por molde.
Assim fomos convidados por instituições, cooperativas e associações a coordenar e a ministrar formações em várias áreas das manualidades, do desenho técnico, etc.

Quinta dos Trevos turismo em espaço rural

Novos projectos da Quinta dos Trevos

A crise económica vem retardar a produção, o mercado congela e vemo-nos na necessidade de buscar alternativas, alternativas que já viviam nos nossos sonhos e projectos há muito tempo…é assim que nasce esta nossa pequena unidade de Turismo em Espaço Rural (TER), dando continuidade ao sonho em realização da Quinta dos Trevos.

Quer saber mais sobre as notícias da Quinta dos Trevos – turismo rural, artes e ofícios, as experiências disponíveis para os hóspedes, a sua história, a sua produção de artesanato, ver fotos ou obter mais informações sobre o alojamento e quartos, para efectuar reservas, orçamentos ou encomendas de peças artesanais, envie um e-mail clique aqui.
Partilhe nas redes sociais: